Anuncie: (66) 3423-6819

5 motivos para usar um banco de imagens

Se você é designer ou trabalha como produtor de conteúdo deve saber a importância de usar fotografias e imagens. Talvez, você já sabe o que é um banco de imagens.
Contudo, algumas pessoas ainda insistem em baixar imagens diretamente em uma pesquisa do Google. Isso é inaceitável!
Não sei se é a falta de conhecimento ou a falta de persistência para fazer uma pesquisa mais profissional.
Isso não importa. Se você não tem conhecimento sobre banco de imagens isso acaba agora! Neste texto você vai aprender mais sobre os 5 motivos para usar um banco de imagens.
Certamente, depois desta leitura você não vai ter mais desculpas e vai querer imagens de qualidade para inserir no seu conteúdo. Acompanhe e seja mais sábio!
Veja um resumo do que você vai aprender agora:
• #1 Usar bancos de imagens traz mais inspiração
• #2 Ter acesso a imagens de alta qualidade
• #3 Evitar multas e processos jurídicos por direitos autorais
• #4 Ter quantidade de imagens ilimitadas
• #5 Aproveitar a diversidade de conteúdos
#1 Usar bancos de imagens traz mais inspiração

Sabe aquele momento em que a inspiração acaba? Todo mundo passa por isso em algum momento na vida. Produtores de conteúdo e designers vivem isso na prática.
Utilizar um banco de imagens para obter conteúdo visual traz mais inspiração. Ao ver um conteúdo criado por outros profissionais podemos ter ideias legais e reinventar a roda.
Fotos de amor e fotos de flores são cada vez mais comuns por causa do aumento do uso de redes sociais. Até pessoas que não trabalham como designers precisam saber mais sobre o uso de imagens na internet.
Fotógrafos que desejam ter inspiração que o diga. Basta fazer um cadastro grátis em um site que fornece imagens de qualidade e ter ideias para tirar fotos até para conteúdo audiovisual.
E que não merece inspiração? Certamente todo ser humano deve se inspirar em algo. As imagens e vídeos, muitas vezes, são ótimas fontes de inspiração, então aproveite.
#2 Ter acesso a imagens de alta qualidade
Sem dúvidas é possível encontrar imagens com qualidade muito superior em um banco de imagem. As imagens encontradas em uma simples pesquisa no Google geralmente são ruins.
Ninguém merece usar imagens embaçadas e pouco visíveis. Portanto ter acesso a imagens de alta qualidade é uma grande vantagem.
Além de tudo, é possível encontrar imagens com resolução de primeira e sem precisar pagar por elas. Para isso, é preciso estar atento às permissões dos autores.
Mesmo estando em um banco de imagem, alguns autores não disponibilizam imagens para uso comercial sem pedir atribuição. Para evitar multas e penalidade é preciso ter atenção.
#3 Evitar multas e processos jurídicos por direitos autorais

Como já estamos falando de direitos autorais, não podemos destacar que uma grande vantagem de estar em um banco de imagem é poder baixar imagens sem direitos autorais.
Na teoria geral todo mundo sabe que existem leis para proteger direitos intelectuais. No entanto, o assunto só é aprofundado por pessoas que estudam leis.
Não deve ser assim, pois, mesmo quem não pretende se formar em direito, ciências contábeis e outros cursos superiores que estudam leis, deve estudar um pouco sobre direitos autorais.
Se você está acostumado a baixar imagens na internet é hora de ter cuidado. A maioria das obras literárias incluindo imagens, livros e artigos podem conter proteção de direitos do autor.
Portanto, não podemos baixar qualquer imagem, copiar artigos, copiar letras de música e usar para fins comerciais. Caso você faça uma venda de uma imagem protegida, pode sofrer processos e penalizações por lei.
Por isso, ao baixar imagens, vídeos, e outros materiais em bancos de imagens é bom ler as descrições do conteúdo. Geralmente, os sites informam se a imagem pode ou não ser vendida ou usada para outros fins comerciais.
#4 Ter quantidade de imagens ilimitadas
Essa vantagem não pode ser ignorada. Você já pesquisou por imagens na internet e se deparou com outras imagens sem sentido, ou que não têm nada a ver com o que você procurou?
Se isso não aconteceu com você, ainda vai acontecer. Se você for dessas pessoas que buscam imagens no Google, principalmente. Não queira passar por isso.
Você deve usar um banco de imagens para pesquisar imagens, pois, é mais fácil encontrar o que você procura. Além do mais, você pode baixar milhares de imagens em um banco de imagens.
Não diferente do Google, mas, a grande diferença está em conseguir imagens e aproveitar todas as vantagens que já falamos aqui.
Não importa se você baixou uma, duas ou três imagens hoje. Em um banco de imagens você pode baixar quantas quiser, dependendo do site que está.
Devo afirmar que alguns diretórios de imagens limitam a quantidade de downloads gratuitos. Porém, existem outros milhares de sites que não limitam nada.
Além de tudo, com um diretório ou banco de imagem de qualidade você pode encontrar diversidade de imagens. Ninguém merece usar imagens e ver a mesma em outros sites.
#5 Aproveitar a diversidade de conteúdos

Agora estamos falando de diversidade de conteúdo, que é uma maravilha! Existem diversos tipos de imagens e fotografias. Aproveitar a diversidade é sempre bom.
Quem é produtor de conteúdo sabe que alternar os tipos de conteúdo é mais que necessário. Certamente, todo conteúdo é criado para cativar um grupo de pessoas o público-alvo.
Diante disso, quem trabalha como produtor de conteúdo, seja para a web, ou fisicamente deve pensar nas exigências do público.
Não se pode fazer um só tipo de fotografia, pois, a concorrência está ofertando diversos tipos. Não se pode usar apenas imagens vetoriais, pois, milhares de pessoas gostam de vídeos e fotos.
Ao usar um banco de imagens profissional, mesmo sendo gratuito, você aproveita a diversidade de conteúdo, não é uma maravilha?
Portanto, não saia baixando imagens no Bing, Google e outros mecanismos de pesquisa. Entre em um banco ou diretório de imagem de qualidade e se divirta!
Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas, não deixe que seus amigos sejam penalizados baixando imagens na internet.